Torre Eiffel: o principal ponto turístico de Paris
Quando pensamos em viajar à capital francesa, logo pensamos em visitar o maior símbolo do país: a Torre Eiffel.
O monumento foi idealizado e construído pelo engenheiro Gustavo Eiffel e sua equipe durante um concurso em 1887. A Torre, da qual herdou seu nome, foi inaugurada em 31 de março de 1889, nas comemorações do 1º centenário da Revolução Francesa.
A construção da Torre Eiffel
O símbolo imponente de Paris, ou melhor dizendo da França, a Torre Eiffel, teve sua construção iniciada em 1887. Com formato triangular pontiagudo, composta por quatro pilares treliçados, unidos no topo, toda em fero forjado e aço, possui 324 metros de altura, 1 665 degraus, 5 elevadores e 5 bilhões de luzes.
Assim que o projeto virou realidade, estava previsto que o direito de exploração ligado à convenção para a construção da torre durasse 20 anos. Ao fim deste período, a torre deveria ser destruída. Durante este período a construção obteve um imenso sucesso na Exposição Universal com 2 milhões de visitantes que vieram conhecê-la. Assim, ela se torna símbolo da potência industrial francesa da época.
Além disso, o engenheiro Eiffel, conseguiu provar sobre a utilidade científica da torre ao multiplicar as experiências científicas em domínios como a astronomia e a fisiologia. No topo da Torre, por exemplo, foi construída uma antena de rádio, utilizada inicialmente para as comunicações militares e, em seguida, para uma comunicação radiotelegráfica permanente durante a Primeira Guerra Mundial.
Foto de Peter Y. Chuang – Unsplash
Curiosidades sobre a Torre Eiffel
- Possui 324 metros de altura e durante estações de temperaturas elevadas, se torna 15 cm mais alta, em virtude da dilatação térmica do ferro.
- Ocupou a liderança da estrutura mais alta do mundo até o ano de 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova York.
- Existem várias réplicas da torre ao redor do mundo, como, por exemplo, na Alemanha, Japão, Canadá, Austrália, Paquistão, China, Bolívia. Mas é em Las Vegas, nos Estados Unidos, a mais famosa das imitações.
- Os brasileiros se destacam entre os maiores visitantes da Torre Eiffel, no ranking por nacionalidade, os brasileiros ocupam o 6.º lugar.
- É o monumento pago mais visitado do mundo são cerca de 7 milhões de pessoas que visitam a Dama de Ferro por ano.
- Uma curiosidade fúnebre: 370 pessoas já se suicidaram pulando da torre, por isso, em 1971 foram instaladas redes de proteção.
Como é a visita da Torre Eiffel?
No 1º andar, temos o piso de vidro e uma sensação única de andar em cima do vazio. Simplesmente mágico!
Na plataforma, ao longo da passagem externa, telas sensíveis ao toque, vitrines, álbuns digitais, reprografia de objetos, permitem que você entenda todos os aspectos frequentemente negligenciados da Torre através de uma visita ao museu. Chegando no 2º andar, deparamos com uma vista panorâmica da cidade, simplesmente inesquecível. Dessa forma, podemos apreciar a requintada culinária francesa no restaurante Le Jules Verne, provar os deliciosos macarrons, aproveitar para comprar os mais variados souvenirs da torre nas lojinhas existentes por lá.
Destino final: a cimeira! Graças aos dois níveis (um protegido e outro externo), podemos passear e apreciar a vista única da Cidade das Luzes, a 276 metros de altura, enquanto saboreamos uma taça de champanhe. Este espaço também podemos admirar a reforma do escritório/apartamento de Gustave Eiffel.
Todas as noites a Torre Eiffel pisca durante os primeiros 5 minutos de cada hora. No inverno começa por volta das 18h e no verão chega a piscar pela primeira vez por volta das 22h, quando finalmente começa a escurecer.
Serviços disponíveis durante a visita
- Compra de ingressos antecipados, horários de funcionamento, acesse o site oficial https://www.toureiffel.paris.
- Atividades educativas
- Suporte para a visita Wi-Fi gratuito
- Informativo em línguas estrangeiras
- Guias de visita disponíveis nos estágios de pouso da Torre.
Fechamento Excepcional
A visitação a Torre Eiffel acontece todos os dias do ano, fechando excepcionalmente no dia 14 de julho, feriado nacional, data em que os franceses comemoram a Queda da Bastilha, assim os arredores da Dama de Ferro é fechado a partir das 14 horas para a organização da tradicional queima de fogos de artifício, bem como o jogo de luzes e música na Torre. O espetáculo costuma reunir milhares de pessoas que vibram com a apresentação.
Os cenários fotográficos com a Torre Eiffel
Tanto faz chegar à Torre, pelo Trocadéro ou pelos jardins de Champ de Mars, são várias possibilidades existentes aos arredores dela. Além de milhares de turistas, os espaços são divididos por fotógrafos profissionais que conseguem realizar seu trabalho aproveitando o cenário. Através do nosso site, você pode reservar um fotógrafo brasileiro em Paris para captar neste cenário incrível: bodas de casamento, aniversários, piqueniques, pedidos de casamento surpresas tornando a sua visita ainda mais inesquecível.