Santorini, a volta do turismo na ilha mais visitada do mundo
O turismo é tão importante em Santorini que ela é considerada a ilha grega mais visitada do mundo. Com a chegada do coronavírus, muita incerteza ronda na cabeça das pessoas e uma grande dificuldade para saber informações concretas da volta do turismo pós pandemia.
Mas este paraíso foi pouco atingido pela pandemia do coronavírus. A Grécia foi considerada campeã no combate ao novo coronavírus, com pouco mais de 5 700 casos da doença e cerca de 200 mortes registradas. Em Santorini, houve apenas 180 casos da doença. Dessa forma, diante da eficiência no enfrentamento do covid no país, o turista se sente mais seguro em escolher o país como destino de férias.
Mas então, como está sendo o verão na Grécia em 2020?
Turismo e economia afetada
O turismo vem sendo também uma vítima do coronavírus. Duramente atingido pela crise da saúde e fundamental para a economia do pais onde o turismo representa 20% do PIB. As operadoras acreditam que as receitas do turismo não poderão ultrapassar os 8 bilhões de euros em 2020.
O governo grego apesar de otimista vem tomando precauções e medidas prudentes para se estabelecer como um destino seguro. Apesar disso, muitos hoteleiros preferiram não reabrir neste verão, temendo que a demanda seja fraca e as medidas a serem implementadas sejam pesadas e caras. Milhares de trabalhadores sazonais estão ameaçados a ficar desempregados.
Reabertura das ilhas gregas pós pandemia
Após meses de quarentena, a reabertura do turismo na Grécia, aconteceu em 15 de junho de 2020. O país que tem a economia dependente do setor turístico, espera que com a reabertura das fronteiras e com a chegada do verão, os turistas retornem ao país e que ajude a alavancar a economia abalada pela pandemia. O governo grego está tão otimista, que lançou a campanha “o verão grego é mais que o mar e o sol, é um estado de espírito”.
Os aeroportos de Atenas e Thessaloniki se programaram para receber voos de 30 países e Santorini que já contava com um aeroporto internacional, agora conta com um novo aeroporto regional que foi inaugurado dia 1º de julho.
Foto de Kelly Sikkema – Unsplash
Medidas sanitárias tomadas
Por mais que a situação na Grécia esteja sob controle, a vigilância permanece. Confira algumas das medidas que o governo grego tomou para tentar controlar a disseminação do covid na reabertura das fronteiras:
Países autorizados a entrar na Grécia
Confira a lista de algumas nações autorizadas pelo Ministério do Turismo Grego: Albânia, Austrália, Áustria, Macedônia, Bulgária, Alemanha, Dinamarca, Suíça, Estônia, Japão, Israel, China, Croácia, Chipre, Letônia, Líbano, Nova Zelândia, Lituânia, Malta, Montenegro, Noruega, Coreia do Sul, Hungria, Romênia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Finlândia, França e Itália.
Bélgica, República Tcheca, Holanda, Espanha e Suécia autorizados mediantes tests de covid negativos.
Verificação de temperatura
Ao chegar na Grécia, ocorre verificação da temperatura dos turistas e casos suspeitos devem ficar em quarentena durante 14 dias em um hotel administrado pelo governo grego.
Teste negativo 72h antes de chegar
Os turistas provenientes de países como: Bélgica, República Tcheca, Holanda, Espanha e Suécia devem fornecer um teste negativo de Covid-19, efetuado 72h antes da chegada.
Bares e restaurantes fecham mais cedo
Restaurantes e bares estarão fechados da meia-noite às 7 horas da manhã nas ilhas turísticas de Mykonos, Santorini, Corfu, Rodes e Creta.
Uso de máscara obrigatório
O uso de máscara é obrigatório em transportes públicos, táxis, elevadores, hospitais, clínicas e consultórios médicos, supermercados e qualquer outro local fechado (museus, lojas, bancos, cabeleireiros, salões de beleza e locais públicos). Além disso, é recomendado o uso de máscara quando a distância de 1,5 m não puder ser respeitada.
Viagens de carro com passageiros limitados
Se você planeja viajar de carro, esteja ciente que no máximo 3 adultos podem viajar no mesmo veículo. A única exceção: os pais com filhos menores estão autorizados a usar o mesmo veículo.
Turismo funcionando normal na ilha de Santorini?
Hotéis, pensões, alojamentos sazonais e parques de campismo reabriram. No entanto, é recomendado verificar antes se a hospedagem que você reservou está aberta. Há muito menos turistas este ano e alguns hoteleiros (uma minoria) decidiram permanecer fechados.
As praias, organizadas ou públicas, estão todas abertas.
Não haverá restrições dentro do país para visitar os sítios arqueológicos, porém o uso de máscara é obrigatório e todos os viajantes passarão por um sistema de filtros logo na entrada. Desa forma, sítios arqueológicos e museus estarão abertos, bem como cinemas ou teatros ao ar livre.
No entanto, a deterioração da situação de saúde ou o aparecimento de surtos de infecção podem levar as autoridades locais a adotarem medidas de contenção localizadas ou generalizadas. Portanto, fique de olho nas atualizações aqui no site. Nos siga nas redes sociais para mais informações também: @souvenirs.photos
Apesar da pandemia, Santorini ainda encanta os turistas…
A ilha de Santorini, localizada ao sul do Mar Egeu no sudoeste da Grécia, é a maior dentre as 5 ilhas que compõem o pequeno arquipélago que leva o mesmo nome: Santorini. O arquipélago é o que restou depois de uma gigantesca erupção vulcânica que destruiu os primeiros assentamentos humanos que existiam na antiga ilha e que criou a caldeira geológica atual. Além da história, o arquipélago chama a atenção pelas suas belezas naturais, paisagens deslumbrantes com praias paradisíacas, e vilarejos charmosos no alto da montanha, sem esquecer do pôr do sol, considerado o mais belo do planeta.
Uma arquitetura charmosa e única
As construções encantam por vários motivos, principalmente pelas cores. Pintadas de branco com janelas e portas azuis combinando com o mar, as construções possuem um formato quadrado e são construídas no topo da colina, a maioria decoradas com flores buganvílias, nas janelas e varandas, deixando o visual cheio de charme e poesia.
Turismo com segurança na ilha de Santorini
Os pontos turísticos são repletos de belezas naturais, os quais você poderá cumprir as medidas de barreira e distanciamento físico.
- Praias: a famosa Red Beach é uma praia popular de areia vermelha. Como a ilha é resultado de uma erupção vulcânica algumas praias têm areias com coloração escura e outras que são compostas de pedras. Portanto, usar sapatinho apropriado é básico para não sair com os pés doloridos. Além da Red Beach, aconselhamos outras praias para um mergulho relaxante como Perissa e Thirassia e Kamari.
- Vinícolas: apesar de possuir um solo vulcânico, Santorini tem uma produção interessante de vinhos com uma uva bem popular na região: a Assyrtiko. Portanto, acrescente no seu roteiro uma visita a uma das vinícolas e faça uma degustação de vinhos.
- Pôr do sol: o pôr do sol em Santorini é uma das razões que as pessoas querem tanto ir pra lá e é, provavelmente, um dos mais lindos do mundo! Assista todos os dias e diferentes pontos da cidade. No momento da pandemia, evite o popular pôr do sol nas ruínas do Castelo de Oiá.
- Igrejas ortodoxas: a ilha possui 365 igrejas e você pode visitar uma a cada dia do ano. Além disso, como elas estão em toda parte, você vai poder visita-las sem aglomerações. As lindas igrejas gregas compõem a paisagem e o cartão postal da ilha. O que mais destaca na arquitetura é a cúpula azul, o que as torna diferentes, românticas e belas.
Aproveita todos esses pontos incríveis e realize um ensaio fotográfico em Santorini. Nossa fotógrafa na Grécia, toma todas as medidas de segurança necessárias e conhece todos os lugares na ilha. Aproveite esta oportunidade para ter fotos maravilhosas enquanto a ilha não esta saturada de turistas. Te garantimos que além de toda segurança, opções de cenários não irão faltar.