Coronavírus: queda no Turismo de Veneza e impacto na economia
Após quase três meses de bloqueio, a Itália começou a receber os visitantes novamente. Os viajantes autorizados a entrar na União Europeia poderão viajar novamente para a Itália e desfrutar do charme de Veneza. Durante o verão de 2020, as ruas de Veneza, por exemplo, estão começando a voltar à vida. Mas nada comparado aos anos anteriores. A cidade de Veneza recebia todos os anos cerca de 30 milhões de turistas, que investiam até US$2,5 bilhões na economia local, de acordo com o Ministério do Turismo da Itália.
O turismo representa 13% do PIB da Itália e um dos principais destinos é Veneza. Depois de meses de bloqueio, o turismo retoma a passos lentos, mas a sua economia depende dos visitantes, já que caiu 95% durante o confinamento.
Problemas em Veneza antecedem a pandemia
Não foi apenas a pandemia do Covid-19 que afetou o ritmo turístico e econômico de Veneza. Os problemas em Veneza antecedem a pandemia, já que a cidade sofreu inundações recorde em novembro de 2019. O fenômeno da água alta, que acontece várias vezes por ano em Veneza, teve um dos piores episódios da sua história, provocando inúmeros danos causados pelas inundações.
De acordo com o Ministério do Turismo da Itália, as reservas de hotel já estavam abaixo da média para o famoso Carnaval de Veneza e com a chegada do COVID-19, houve a interrupção da festa e o cancelamento de muitas viagens.
Italianos desejam um turismo sustentável em Veneza
Apesar dos problemas econômicos, alguns italianos preocupados com os efeitos ecológicos do turismo de massa nos canais da cidade, lutam para ter uma nova Veneza após a pandemia.
O que os italianos desejam? Uma Veneza focada num turismo sustentável, evitando a presença de navios de cruzeiro no porto histórico e estudando opções para evitar inundações na cidade.
Com o passar dos anos, é possível observar um constante declínio de moradores locais que fogem dos turistas que invadem a cidade em números recordes. Após a Segunda Guerra Mundial, a população de Veneza era de 175 000 e hoje em dia, representa um pouco mais de 52 000 moradores. O turismo em massa afasta os moradores, devido ao alto custo de vida na cidade, mas também a grande procura de casas para transformar em estabelecimentos comerciais turísticos.
A pandemia é então vista como uma chance de fazer exatamente o que os governos das cidades não conseguiram realizar no passado: repensar o turismo de massa e tentar criar um novo tipo de turismo sustentável para a cidade fragilizada.
Conhecer Veneza após a pandemia do coronavírus…
Todo mundo deve visitar Veneza pelo menos uma vez na vida. Veneza é um daqueles lugares verdadeiramente únicos do mundo, construída sobre a água e lama na Idade Média.
Os primeiros turistas terão a chance de ver uma Veneza com águas cristalinas, canais vazios e gôndolas alinhadas ao longo das margens. Sem o grande fluxo de turistas, é hora de apreciar a cidade de uma maneira diferente e ter uma experiência linda e inesquecível admirando a beleza notável da cidade. Para que sua experiência seja ainda mais especial, recomendamos um passeio fotografado com fotógrafa profissional em Veneza.