Como falamos no nosso instagram, vários países estão pensando em implementar o “Passaporte da Vacina”. Também conhecido como: Passaporte Verde, Passaporte Saúde, Passaporte da Vacinação ou Passaporte da Imunização.
Na verdade, à medida que a vacina começa a ser aplicada na população mundial, aumenta a pressão por uma volta do turismo e a criação de um passaporte que permita viajar com segurança.
Mas o que seria o “Passaporte da Vacina”?
Este passaporte seria um certificado digital padrão que comprova imunidade à Covid-19.
Como funcionaria o “Passaporte da Vacina”?
Na prática, funcionaria da seguinte maneira: pessoas que já foram vacinadas contra a Covid-19 receberiam este passaporte e passariam a ter autorização para viajar, mas também voltar a frequentar hotéis, restaurantes, conferências e outros eventos. O Passaporte de Vacinação também eliminaria a necessidade de auto-quarentena.
Passaporte da Vacinação: grande debate na Europa
Muitos países europeus, por exemplo – Grécia, Dinamarca e Espanha – cogitam o uso deste polêmico passaporte de imunização. A administração de Bruxelas, em conjunto com a OMS, analisam também o desenvolvimento de um certificado de vacinação eletrônico e seguro, contendo a data de vacinação e seu fabricante.
Mas existe um grande debate na União Europeia, como a vacina ainda não é acessível a todos, é considerado cedo para avaliar o impacto das vacinas no controle da pandemia. É necessário, que uma boa parte da população mundial seja vacinada.
Dessa forma, muitos consideram a ideia de reservar a possibilidade de viajar de avião apenas a quem está vacinado, uma ideia altamente discriminatória.
Apesar das divergências, empresas de tecnologia começaram a desenvolver soluções que armazenam detalhes de saúde, incluindo resultados de testes Covid-19 e comprovante de vacinação. Agora só nos resta esperar, nossa hora de vacinação e a decisão em relação ao “passaporte saúde”.