Catedral de Notre Dame, símbolo de Paris
Localizada no centro de Paris, a Catedral Notre Dame foi eleita o segundo ponto turístico mais visitado da Europa, atraindo cerca de 15 milhões de visitantes por ano.
Imponente e majestosa, a Catedral levou cerca de 200 anos para ser construída. Mas, hoje a Catedral corre contra o tempo para se reerguer após um incêndio devastador que aconteceu em abril de 2019.
Notre Dame de Paris: uma verdadeira obra-prima
A Notre-Dame de Paris é considerada uma obra-prima da arquitetura gótica com destaque para o teto côncavo, os arcos diagonais, os vitrais e uma certa a elevação do edifício.
Arcos diagonais
A estrutura da Catedral era composta por colunas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados, que era todo trabalhado na madeira de castanheiro.
Vitrais
Com seus incríveis vitrais e janelas altas e amplas, a Notre Dame ganha um clima misterioso graças a entrada de luz natural filtrada pelos belos vitrais coloridos. Certamente, uma associação a luz divina.
Altura do Edifício
A arquitetura gótica tenta unir o mundo terreno com o mundo divido e uma das características marcantes é a altura dos edifícios. Com uma altura de 90 metros, a Notre Dame tenta “se aproximar” de onde Deus esta.
O incêndio de 2019
No dia 15 de abril de 2019, um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral Notre Dame de Paris. Em seguida, o teto e a torre central icônica da Catedral desabou provocando grande comoção mundial.
Os bombeiros levaram mais de 10 horas para controlar o incêndio que destruiu parcialmente um dos principais edifícios da capital francesa. Dentre os principais danos estão: o teto, o pináculo, as rosáceas e parte do interior da Catedral. Ainda sem causas esclarecidas, presume-se que o fogo surgiu de forma acidental, em razão de obras de reparos que ocorriam no prédio.
É possível visitar a Notre Dame de Paris após o incêndio?
Muitas pessoas nos perguntam se ainda é possível visitar a Catedral Notre Dame de Paris após o incêndio, mas a verdade é que a Catedral e seus arredores ficaram interditados ao público por um bom tempo. Inicialmente, foi necessário avaliar a segurança e consolidar o local, antes de qualquer outra intervenção. Afinal, houve uma grande quantidade escombros no local.
Logo depois, com a instalação de novos andaimes, foi possível limpar a área e instalar tetos temporários. Apesar de ser um trabalho lento e estratégico, é importante ressaltar que a estrutura ficou fragilizada devido ao incêndio.
Em 2020, o pátio central, localizado na frente da Catedral, foi parcialmente liberado ao público. Os arredores da Catedral também recebeu atrativos, onde estão sendo organizadas exposições contando um pouco mais da história e do processo de reconstrução da Notre Dame de Paris.
Mesmo com o acesso ao interior da Catedral suspenso, você pode aproveitar para admirar não hesite em contemplar o monumento de uma das pontes do Sena, conhecer sobre sua história através das fotografias expostas em seus arredores, e aproveitar o passeio para fazer um ensaio com um fotógrafo em Paris, a visita será com certeza um momento ainda mais memorável.
Obras de reconstrução num ano de pandemia
Em razão da pandemia do coronavírus, as obras ficaram paralisadas por mais de 3 meses. Mas para compensar o tempo perdido durante o confinamento, as equipes retomaram às obras em ritmo intenso desde 8 de junho. A previsão é que em janeiro de 2021 comecem os trabalhos de restauração e o prazo de conclusão está previsto para 2024. Ou seja, no ano das Olimpíadas na França.
Enfim, é provável que a Catedral fique pronta até antes do prazo.